Quem tem as maiores probabilidades de vencer o título?

O jogo de abertura de 23 de maio para o Campeonato do Mundo de Sub-20 da FIFA 2019 aproxima-se rapidamente. Em menos de um mês, muito dos jovens mais brilhantes do mundo estarão no centro das atenções na luta pelo título de campeão do mundo.

Um total de 24 equipas, divididas em seis grupos, vão disputar este cobiçado troféu. No entanto, só pode haver um campeão na final de 15 de junho.

Quem são as equipas mais prováveis para obter este título? Quem são as equipas que poderão causar surpresa e chocar o mundo no caminho para o título? Aqui estão as nossas escolhas.

Favorito: Portugal

Porquê: É simples, são os atuais campeões europeus de Sub-19. Uma campanha bem-sucedida em 2018 permitiu não apenas a qualificação para o Campeonato do Mundo de Sub-20 para a equipa de Hélio Sousa, mas também vencer o troféu face a um dos seus adversários continentais.

Eliminaram a Ucrânia por 5 a 0, antes de derrotarem a Itália na final. Além disso, os melhores marcadores da competição foram Francisco Trincão e João Filipe, ambos internacionais Portugueses, com cinco golos cada. Esta seleção não vence o Campeonato do Mundo de Sub-20 desde 1991, mas esta equipa terá o apoio de toda uma nação para terminar um jejum de 28 anos sem vencer.

Equipa surpresa: Equador

Porquê: Normalmente, o Equador não teria uma palavra a dizer no que se refere ao título. No entanto, depois do incrível Campeonato Sul-Americano de Sub-20 em 2019, no qual terminaram à frente da Argentina e do Uruguai por duas vezes, tendo conquistado o título, muitos aguardam ansiosamente para ver se a seleção La Tricolor conseguirá manter o nível na Polónia, 2019.

Com Leonardo Campana na liderança do ataque, a seleção equatoriana tem a confiança em alta. No entanto, não têm um histórico favorável no que diz respeito à conquista de troféus a nível internacional e isso poderá ser uma desvantagem. Nunca antes venceram o Campeonato do Mundo de Sub-20 e o sucesso alcançado em 2019 foi a primeira vez que foram coroados campeões sul-americanos.

Favorito: Itália

Porquê: Lembra-se do Campeonato da Europa de Sub-19 que Portugal venceu? A Itália estava no mesmo grupo do que o eventual campeão e ainda assim terminou o grupo no primeiro lugar. Gli Azzurrini conseguiria chegar à final e, apesar de perder o último jogo, o facto de terem cedido dois golos após estarem a perder por 2-0, levando o jogo para prolongamento mostra a sua resiliência e capacidade. É improvável que Moise Kean esteja nos eleitos dada a data do pontapé de saída do torneio e o Campeonato Europeu de Sub-21 da UEFA, mas ainda assim existe muita qualidade.

Equipa surpresa: México

Porquê: O México nunca venceu esta competição e a última vez que chegou à final foi no primeiro Campeonato do Mundo Sub-20 da FIFA, em 1977. No entanto, o seu grupo de jovens atual mantém os fãs otimistas sobre o futuro do El Tri.

José Juan Macías e Diego Lainez são dois talentos a ter em conta em momentos em que seja precisa inspiração; ainda assim, existem alguns aspetos contra si. Em primeiro lugar, os seus pontos fracos nesta competição podem voltar para os assombrar. Além disso, a inexperiência do seu treinador Diego Ramírez poderá ser limitante para os seus planos.

Lainez é um dos muitos jovens de quem se espera bastante na Polónia 2019

Favorito: Argentina

Porquê: Por razões óbvias. A Argentina é a equipa mais bem-sucedida do Campeonato do Mundo de Sub-20 da FIFA, tendo vencido esta competição por seis vezes e triunfado em todas as finais em que participou, exceto uma. A seleção Albiceleste terminou em segundo frente ao Equador no Campeonato Americano de Sub-20 2019, mas a sua experiência poderá ser uma mais-valia. Terão de enfrentar Portugal no Grupo F o que será o teste ideal para analisar a sua candidatura ao título.

Equipa surpresa: EUA

Porquê: São os atuais detentores do Campeonato de Sub-20 da CONCACAF 2018 o que pode contribuir para aumentar a confiança. No entanto, os EUA nunca participaram num Campeonato do Mundo de Sub-20 quanto mais vencer a competição. Ainda assim, há bastante talento nesta seleção para ir longe. Se conseguem ir até ao final é discutível.