O Grupo B tem dois pesos-pesados do mundo do futebol bem como dois outros que podem causar uma reviravolta.

O LiveSoccerTv analisa as hipóteses de cada equipa na competição de verão na Rússia.

Embora não haja propriamente qualquer "Grupo da Morte" flagrante nesta edição do Mundial de Futebol, o Grupo B promete ser um dos mais difíceis na competição. Com dois pesos-pesados europeus como a Espanha e Portugal, o Irão, asiático, e o campeão da Taça das Nações Africanas em 1976, Marrocos, não é necessário mais entusiasmo do que o que os nomes já trazem.

Os jogos:

  • 15 de junho: Marrocos vs Irão em São Petersburgo; Portugal vs Espanha em Sochi

  • 20 de junho: Portugal vs Marrocos no Estádio Luzhniki, em Moscovo; Irão vs Espanha em Kazan

  • 25 de junho: Irão vs Portugal em Saransk; Espanha vs Marrocos em Kaliningrado

À primeira vista, é fácil pensar que Portugal e Espanha vão apurar-se sem quaisquer dificuldades. No entanto, as imprevisibilidades do futebol, alimentadas por problemas e remontadas, tornaram-se uma constante recentemente.

Assim, uma mera análise de conquistas passadas ou do número de estrelas presentes na equipa, pode não ser suficiente para perceber quem verdadeiramente tem potencial para passar aos oitavos-de-final. Abaixo, iremos discutir os factos e conquistas mais importantes de cada um dos membros deste grupo:

Espanha

Selecionador: Julen Lopetegui

Outras participações no Campeonato Mundial: 14 (1934, 1950, 1962, 1966, 1978, 1982, 1986, 1990, 1994, 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014)

Melhor classificação: Vencedores do Mundial em 2010

Desde a sua vitória em 2010 no que foi o primeiro Campeonato Mundial de Futebol organizado no continente africano, La Roja teve duas exibições frustrantes nos últimos torneios internacionais principais. Primeiro, foi eliminada na fase de grupos do Mundial no Brasil em 2014.

Depois, no Euro 2016, com mais uma exibição que deixou a desejar, foi eliminada pela Itália nos oitavos-de-final. No entanto, a Espanha parece ter melhorado bastante o seu jogo desde a contratação de Lopetegui como selecionador.

Tal pôde ser observado quando o antigo treinador do FC Porto levou a seleção espanhola ao primeiro lugar do seu grupo de qualificação. Com uma equipa cheia de novos talentos como Marco Asensio, Lucas Vasquez, Isco, Thiago Alcantara, combinados com a experiência de Sergio Ramos, Piqué, Silva, Busquets e com as mãos seguras de David De Gea, o selecionador de 51 anos pode muito bem produzir uma receita capaz de conseguir à Espanha o primeiro lugar do Grupo B.

Portugal

Selecionador: Fernando Santos

Outras participações no Campeonato Mundial: 6 (1966, 1986, 2002, 2006, 2010, 2014)

Melhor classificação: Terceiro lugar em 1966

Depois de levantar o troféu do Euro em 2016 não sendo de longe o favorito, Portugal pode, apesar de não ser muito provável, voltar a conseguir na Rússia um feito semelhante, e sem precedentes na história da Seleção das Quinas.

Com uma equipa com jogadores como Bernardo Silva e André Silva a destacarem-se e a prepararem a equipa para uma eventual "vida pós-Cristiano", a seleção tem muito pelo que aguardar. Enquanto que a superestrela do Real Madrid já ganhou tudo o que havia a ganhar a nível de clubes, o Campeonato Mundial de seleções tem-lhe escapado. O mais perto que esteve foi em 2006 quando a seleção terminou em 4º lugar.

Realisticamente, o Campeonato de 2018 na Rússia será muito provavelmente a última vez em que o Cristiano Ronaldo terá a possibilidade de somar este título que lhe falta à sua lista de conquistas. Será que o Ronaldo e a seleção nacional vão conseguir levar a melhor de equipas como a seleção espanhola? Já não falta muito tempo para descobrir.

Marrocos

Selecionador: Herve Renard

Outras participações no Campeonato Mundial: 4 (1970, 1986, 1994, 1998)

Melhor classificação: Oitavos-de-final em 1986

Depois de desaparecidos nos últimos 20 anos, os Leões do Atlas voltaram a participar no Campeonato Mundial. A sua reaparição só foi possível graças a uma defesa muito forte de que faz parte Mehdi Benatia, jogador da Juventus.

Podem não ter muitos nomes conhecidos além de Hakim Ziyech, Nordin Amrabat, Nabil Dirar e Khalid Boutaib (o melhor marcador), mas com a estratégia cuidada de Herve Renard, bater equipas como Portugal e a Espanha na luta pelo apuramento não será de todo impossível.

Irão

Selecionador: Carlos Queiroz

Outras participações no Campeonato Mundial: 4 (1978, 1998, 2006, 2014)

Melhor classificação: 14º em 1978

Podem vir por último na nossa lista, mas isso não significa que são a pior das seleções aqui apresentadas. O Irão foi a primeira equipa asiática a garantir o apuramento para o Mundial, depois de 18 jogos seguidos sem perderem.

Com o antigo selecionador nacional, Carlos Queiroz, à frente da seleção iraniana, têm-se notado melhorias significantes nos últimos 4 anos. A sua decisão de pôr a jogar jovens promessas tem, até agora, compensado bastante. Sardar Azmoun, a estrela do Rubin Kazan, é um dos jogadores mais importantes na reconstrução da seleção iraniana. O avançado de 23 anos já faturou 23 golos internacionais desde a sua estreia em 2014 – 11 dos quais durante a qualificação.

Apesar de poucos acreditarem que o Irão posso conseguir pontos frente à Espanha e Portugal, os jogadores de Carlos Queiroz devem causar problemas à seleção marroquina.

Quem é o favorito a terminar em primeiro no grupo B?

A batalha deverá, sem grandes dúvidas, ser entre a seleção espanhola e a Seleção das Quinas, devido ao imenso talento nas duas equipas.

No entanto, os vencedores do Mundial de 2010 podem ter a vantagem nesta disputa, uma vez que têm a mistura perfeita entre juventude e experiência.

Portugal, com caraterísticas semelhantes, é o favorito a conseguir o segundo lugar, em grande parte devido ao fator Cristiano Ronaldo. Quanto ao terceiro lugar, se as estrelas de Marrocos jogarem de acordo com a sua fama, a seleção iraniana pode ficar com dificuldades.